sábado, 16 de outubro de 2010

Quem mente antes diz a verdade

As vezes me pergunto em quem acreditar estatísticas, livros, cientificismo ou Ibope?
Nessas eleições me deparei com essa dúvida será que existem candidatos com boas intenções, honestos. A mídia manipula muitas informações, o povo acaba acreditando em o que lhe é passado sem alternativa segue uma opinião massificadora que beneficia os donos do poder.
Vi pesquisas realizadas por empresas que diziam a porcentagem de votos que talvez um candidato receba semanas antes das eleições. Vi muita gente mudando seu voto só pra não eleger logo no 1° turno o candidato que não considera bom e assim deixando de votar no que realmente queria. Uma simples jogada de marketing daqueles que promovem as pesquisas para eleger seus futuros representantes e não mudar o modo do governo no Brasil.
Continuar um novo-velho governo onde só se muda o nome do representante, mas o modo de governar continua o mesmo, parece com novelas e filmes de ficção só mudam o herói, entretanto o clímax é o mesmo. Encobrem os erros da mesma forma, jogam a culpa no antecessor, promovem eventos que intitulam de milagres e dão esmolas assim seguem tapeando o povo que fica amedrontado e calado.
O povo sente-se desamparado com novas promessas a cada quatro anos, os donos da informação inventam suas mentiras para não revoltar o povo e assim mante-los distraídos e superficialmente informados sobre a real situação. Subempregados, porém não menos importantes, acabam acreditando na 1° versão que lhes é contada e não tem o tempo necessário para raciocinar e criar o seu ponto de vista. E assim continuam nessa caverna de Platão com medo de ir saber qual realmente é a verdade, chamando de louco aquele que se deparou com toda a realidade.
Talvez analisar as informações, refletir seja mesmo uma tarefa difícil afinal não são muitas fontes seguras e diante de toda a péssima situação em que se encontra a política no país não dá vontade, mas somente assim vamos viver uma real democracia onde se fala o que quer sem a expectativa de persuadir a população e se beneficiar da falta de conhecimento da maioria. As pessoas devem buscar informações e criar sua opinião e não engolir qualquer história barata mastigada por urubus.

 

Obs. O título do texto é um trecho da música 3° do Plural - Engenheiros do Hawaii. Uma boa dica, vale ouvir (;

Um comentário:

  1. Está de parabéns prima, me consola ver que mais alguém está preocupada com o cenário político brasileiro atual!

    Muito bom texto, continue assim ^^
    :**

    ResponderExcluir